Elite Vinhos e duMato iniciam parceria com Cerveja Artesanal de mosto de uva Alicante Bouschet

Porque Cerveja também se faz de Uva!

A Cerveja duMato, em colaboração com a Elite Vinhos, ambas de São Pedro do Corval, Reguengos de Monsaraz, acaba de lançar no mercado uma edição “muito” limitada de uma Cerveja Artesanal elaborada com mosto de uva Alicante Bouschet.

Denominada simplesmente “Uva”, esta nova Cerveja Artesanal segue o estilo internacional reconhecido em 2015 como “Italian Grape Beer”, um auspicioso casamento rural e rústico entre as searas de Cevada e a Vinha, em que o mosto da uva alcança por vezes os 40% na sua composição final.

Em estreita colaboração com a Elite Vinhos, produtor na Região Demarcada Alentejo – Reguengos de Monsaraz, esta nova Cerveja Artesanal presta igualmente homenagem a uma casta típica Alentejana, Alicante Bouschet, que apesar das suas origens francesas criou raízes no Alentejo há mais de um século.
Eng. Filipe Perdiz, enólogo da Elite Vinhos, confessou-se “inicialmente surpreendido pela proposta e muita curiosidade pelo resultado final, acompanhou o ensaio desde o inicio, com a cedência de uma quantidade de mosto de uva e peliculas da casta Alicante Bouschet, uva proveniente de uma das vinhas da EliteVinhos em São Pedro do Corval, o mosto foi recolhido logo pós desengace e esmagamento sem qualquer nível de oxidação. Como resultado final salientou: muito positivo o caracter varietal da casta no resultado final, tanto a nível aromático com a nível gustativo. Resultou um produto com muita identidade e harmonia, fazendo a ligação entre vinho, cerveja e a sua origem de produção – São Pedro do Corval.”
João Teixeira, Mestre-Cervejeiro duMato, confessa que “já em 2019 tínhamos elaborado dois lotes experimentais de Grape Beer, em fermentação conjunta com o mosto da uva. Este ano, com a colaboração e conhecimentos do Eng. Perdiz, pudemos garantir uma melhor valorização, em sabor, cor e aroma da componente vinícola”.

A “Uva duMato” vem juntar-se às restantes referências da Cerveja Artesanal duMato: a belga “Loira”, a irlandesa “Preta” e as especiais “Ruiva” e “Spicy”, de São Pedro do Corval, ex-Aldeia do Mato, em Reguengos de Monsaraz.

Categorias
Últimas Notícias
1 de Fevereiro, 2024
Grande Medalha de Ouro – Artesano Perrum
29 de Dezembro, 2023
VisitReguengos – Elite Vinhos
16 de Setembro, 2023
4º Concurso de Vinhos – Escanções de Portugal
4 de Setembro, 2023
MEDALHA DE OURO – Mundus Vini 2023
27 de Julho, 2023
PRÉMIOS – Escanções de Portugal 2023
Notícias Relacionadas